Os hábitos alimentares aqui de casa - Inspirada nos posts da Fe Reali!!

Hoje, relendo os posts da Dieta Coletiva da Fernanda Reali, me dei conta de que aqui em casa temos hábitos alimentares bem saudáveis! Luto com a balança a vida inteira, mesmo assim, sou uma pessoa que tem boa saúde, comprovada nos exames laboratoriais que faço periodicamente. Sempre me preocupei em passar para as minhas crianças que era preciso comer de tudo, provar sabores, aprender a comer direito, experimentar. Mesmo eles sendo tão pequenininhos ainda! Mas acredito também que assim os hábitos se enraízam.
 Davi, com 9 meses já experimentou muitos sabores, texturas, cores e aromas e adorou quase todos! Tudo bem que a dobradinha arroz+feijão ganha em disparada na preferência do rapaz!!! Maria também, quando era bebezinha, teve a oportunidade de experimentar de tudo e hoje adora comer verduras, frutas e legumes. Ama tomatinho, pepino de salada, couve flor, brócolis, abobrinha e purê de batatas. Não gosta mesmo de moranga, mas "escondo" no feijão ou na lentilha. Ela, que já tem um paladar bem aguçado nota o sabor diferente e pergunta "que gosto é esse". Geralmente respondo que é gosto de batata doce e ela acaba comendo! Procuro sempre ter frutas da estação e legumes na geladeira,lavadinhos e prontos para consumir. Raramente tenho guloseimas, chocolate, biscoito recheado, waffer em casa. Não compro porque não priorizo na minha lista de compras. Hábito mesmo, porque nunca fui "doçólotra", e por "osmose" minhas crianças também (ainda!) não são! Há pouco tempo, Maria cismou que não gostava de cenoura. Inventei contei  uma historinha dizendo que a cenoura era do coelhinho da Páscoa e que ele ficava feliz quando as crianças comiam suas cenourinhas, porque assim elas cresceriam lindas, fortes e todo aquele blá blá blá típico de mãe! Com 3 anos e 9 meses de pura esperteza me disse que o coelho trazia cenourinha mas ela queria mesmo é que ele trouxesse ovinhos de chocolate, como a professora contou! Como acho muito importante estimular a fantasia e a imaginação de uma forma saudável, não desmenti o que a professora disse, apenas acrescentei a minha versão de mãe (que diga-se de passagem , uma mãe professora alfabetizadora e usa o coelhinho para trabalhar a escrita e a leitura com os alunos e que já contou a mesma historinha em sala de aula!) e ficou tudo certo!
Olha a felicidade da rapariga!!! Hoje o dindo João mandou esses tomatinhos direto da horta dele
de presente pra Maria! E ela amou! Comeu vários! Só lavadinhos, purinhos e com a mão! Coisa mais linda da mamãe!
Pra quem pode estar pensando que sou uma megera (!), esclareço que não privo as crianças das as gostosuras que adoçam a infância! O que faço é dosar e eleger momentos pra que esse tipo de coisa seja consumida aqui em casa. A Maria não é apreciadora de doces meeeeeesmoooooo, não é invenção minha! Ela não gosta de brigadeiro, bombom só seve pra ficar derretido e melecar as mãos dela, porque ela até pede, mas não come! Pirulito é coisa que ela ama e acha lindo...pra dar uma lambida e guardar pra depois na geladeira (e esse depois nunca chega e o pirulito acaba indo pro lixo!). Ela gosta de sorvete, picolé, gelatina vermelha e musse de limão! Pode??? Pro Davi nunca ofereci chocolate, bala, pirulito... acho que ele é muito pequeno e não vai fazer falta nenhuma se demorar mais um pouquinho pra que ele experimente. Quando o assunto é sobremesa (e isso acontece só quando recebo alguém aqui em casa), prefiro as compotas de frutas caseiras ou um musse, até porque sou uma péssima doceira, não sei fazer mesmo!
Gurias, me perdoem pelo post longo de hoje,mas por estar uma vida inteira acima do peso, quando a gente se dá conta de que, apesar disso come certo, pelo menos a maior parte do tempo, e que está ensinando os filhos a comerem certo também,dá muito assunto!!!
E olha que, de verdade, só me dei conta disso hoje!

Beijos! Carla Pathy!

14 comentários:

Blog Dri Viaro postou o comentário número:

Oi! Tô na correria, mas não esqueci de vc :D

Uma ótima quarta feira, e logo tô por aqui de novo.

beijos

www.driviaro.com.br
www.ameliasdesalto.com

Isabel Ramalho postou o comentário número:

Pathy, você está mais do que certa , menina!
Alimentação correta é um benefício para o futuro. Ficar longe de diabtetes, LDL alto,hipertensão e por aí vai, é bom demais!
Achei a coisa mais fofa a Maria comendo tomatinhos.... Minha filha é "biqueira" como se diz aqui no Nordeste (come bicando que nem galinha...rsss...)puxou a mãe, sou fresca com comida, não como isso , não como aquilo....rrsss....
Um beijo no coração!!!

Magda postou o comentário número:

Comer um pouco de tudo sem exageros é o ideal. eu não tenho particular cuidado com a minha alimentação, pois sempre fui mais virada para os vegetais por natureza... há imensas carnes q não gosto mas à minha filhota vou dando um pouco de tudo para experimentar.

Faniquito postou o comentário número:

Oii, querida !!!

Não sra, vc não é megera não.hehehe Tá certinha, acho q é assim mesmo.Tua menina é uma boneca de tão linda.

Beijinhos

Ana

Vanessa Oliveira postou o comentário número:

Que fofinha, a minha também adoro tomate rsrsrs, tem selinho pra vc lá no meu cantinho.
Abraços
Vanessa

Sheila Mendes postou o comentário número:

Oi Pathy, tudo bem?
Ainda não tenho filhos, mas tenho sobrinhos e vejo como é difícil fazê-los alimentar corretamente, eles nunca preferem as coisas saudáveis, é uma luta só.
Bjos.

Tereza Ramos postou o comentário número:

Que delícia de sorriso...muito fofa!!! Adoro este tomatinho rsrs...
Obrigada pela visita
bjOo.

Vera Moraes postou o comentário número:

Oi Pathy vim agradecer sua visita! Dizem que somos o que comemos né mesmo! Tem cuidar da alimentação das crias sim! Isso só faz bem! Um beijo pra ti e na bochecha dessa princesa linda! Bjaum!

Isabel Ramalho postou o comentário número:

Oi Pathy! Menina do céu ! Você me ofereceu um selinho! Nem acredito! Meu 1º selinho....Que emoção!
Mas não sei como proceder...e aí?
Como faço, sou meio enrolada quanto a isso...HELP!!!! kkkkk...
Pronto deu um parafuso, viu?
Bjs e boa noite, amiga!

Luiza Mallmann postou o comentário número:

A carinha desta criança diante dos tomatinhos diz tudo: ela adora!!! Acho q, às vezes, a gente precisa obrigar os pequenos a provar das coisas saudáveis e deixar as guloseimas pra momentos diferentes das refeições principais! Aqui em casa todo mundo adora sandubinha de páo inregral com saladinha dentro!! E quanto mais saladinha, melhor!! Vc não megera não!

Beijinhos,

Luiza Mallmann
decorarsustentavel.blogspot.com

Elza Carrara postou o comentário número:

Perfeito Carla, a gente tem mesmo é que cuidar para que nossos filhotes tenham uma boa alimentação. Aqui em casa Arthur também é tomateiro e me dá um orgulho danado ver ele devorando um tomate. Assim como essa fotinho linda da sua filha, toda feliz :)
Bjs

Obs: e como estão os preparativos para a festinha de 1 aninho por aí? rsrs

CamomilaRosaeAlecrim postou o comentário número:

Que legal...adorei a dica da comida...o creme de milho é uma coisa que preciso fazer mais em casa...e logo vi em cima que a linda menina adora tomatinhos...que bom! A foto dela com os tomates ficou linda! Parabéns e adorei passear por aqui!
Bjs e boas energias e ótima quinta-feira!
CamomilaRosa

Marion postou o comentário número:

A alimentação na infância, de fato, é fundamental para criar hábitos saudáveis...! Te achei lá no Calma que estou com pressa - cheguei aqui e fiquei! Marion, do blog Criações em família & cia.

Leonardo, Daniela, Júlia, Sophia e Caio postou o comentário número:

Fala moça, pode falar! Post sensacional.
Agora, fala sério na cara de sapeca da Maria. Um show à parte, né!
Lindona demais!
BG
Dani

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pathy Arteira © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto