Caixa encapada com PAP meio capenga!

Já falei aqui que sou alfabetizadora, e que amo estar em sala de aula,né?  Pois é, mas esse ano, por ter duas crianças pequenas em casa, optei por ficar fora da sala de aula e assumir a biblioteca da escola onde trabalho. 
Ao contrário do que muita gente diz, que quem vai pra biblioteca é quem está em fim de carreira ou é incompetente (sim, meninas, eu ouvi isso), assumir uma biblioteca escolar não é tarefa fácil!!! Diariamente tenho turmas dos anos inicias do Ensino Fundamental que vêm para a Hora do Conto (contação de  histórias, ora de leitura, atividades relacionadas à literatura infantil e gêneros textuais), um projeto que está inserido na rotina escolar dos nossos alunos há muito tempo para estimular o gosto pela leitura e que eles adoram. Além disso, os alunos maiores levam para  sala de aula e/ou casa, livros para leitura e realizam pesquisas/trabalhos escolares com acesso à internet. Como não tem monitor, ajudo como posso, porque não sou expert em informática!!! Também sou responsável pela organização, criação e elaboração de painéis comemorativos, cartazes, cartõezinhos, lembrancinhas, presentinhos e mil outras invencionices. 
(Essa roupa com material reciclável era uma das tarefas da Gincana Cultural do meu município. Eu que fiz!!!)
Quando falta algum professor ainda entro em sala de aula para substituir... 
Ainda assim tem gente que acha que quem fica na biblioteca da escola não faz nada!!!!!
 Nossa escola é municipal e não tem renda própria, logo, falta dinheiro pra muita coisa!!! Mas a gente não desanima, viu??? 
 E precisamos ser MUITO criativas mesmo pra deixar as salas de aula e os ambientes da escola bonitos e aconchegantes!! Também, tudo que pode ser reutilizado ou reaproveitado, eu guardo! 2012 é ano da escolha dos novos livros didáticos que serão usados a partir de 2013. Há algumas semanas estamos recebendo material de várias editoras referentes ao PNLD e esse material vêm em caixas muito boas e fortes!!! 
Claro que essa pessoa que vos fala enlouqueceu ao ver a qualidade das caixas (e do material das editoras, claro)!! Era quase um sacrilégio não usar as coitadinhas pra alguma coisa, né?!
Catei o material que eu tinha disponível, encapei as caixas, impermeabilizei com cola branca e coloquei os livrinhos infantis organizados e bem ao alcance das mãozinhas dos meus leitores mirins!

Usei:
.Páginas de livros que seriam incinerados
.cola branca
.caixas de papelão

Fiz assim ó:
Depois de encapada, passei uma generosa camada de cola branca em toda a caixa, por dentro e por fora esperei secar de um dia pro outro. Fiz isso em quatro das caixas que recebi.
Depois foi só colocar os livrinhos e deixar a galerinha se divertir! (faltou a foto das caixas prontas, que esqueci na máquina da escola!!!)
Ó os pequenos sentadinhos no tapete lendo...muito fofo, né?
(eles têm autorização por escrito, assinada pelos pais para aparecerem no blog!!)


Bjuuuuuuuuuuuu!! 

8 comentários:

Isabel Ramalho postou o comentário número:

Pathy, parabéns pelo excelente trabalho que vc faz na sua escola. Acredito que, és competente para atuar em qualquer função. Não ligue para comentários sem fundamento, tá? Faça seu trabalho, mostre seu talento e sua criatividade e faça sempre o melhor que puder. Mesmo que façamos 99% e não fizermos 100% sem pre alguém vai chiar. Mas o importante é nossa consciência de dever cumprido.
Fique com Deus e feliz semana pra vc e família, Flor.
:)

http://baudaarteira.blogspot.com/

Lia Gloria postou o comentário número:

Parabéns pelo excelente trabalho!
A roupa da gincana e as caixas são exemplos de criatividade e reaproveitamento.
Trabalhar na biblioteca de uma escola, não é para qualquer um. Você está habilitadíssima para o trabalho. Desprendida na função e comprometida. Muito nobre incentivar crianças ao hábito da leitura!

bjs

Ana Maria ( Jeito de Casa ) postou o comentário número:

Oi Carla, parabéns pelo amor e dedicação ao seu trabalho!!!
a se todos fosse assim né. Me lembro que estudei praticamente a vida inteira em escola publica e eram tempos muito gostoso, adorava meus professores.

Obrigada pelas visitas, um ótima semana pra vc!

Leonardo, Daniela, Júlia, Sophia e Caio postou o comentário número:

Ei Pathy,
adorei as caixas e principalmente o fato de não irem para o lixo, desperdício, né?
Assim, vc está incentivando não só a leitura, mas a reciclagem/reutilizaçao para esses pequenos.
Parabéns pelo excelente trabalho! (E esquece esse povo que adora dar pitaco na vida alheia...Uma das vantagens de estar aqui é que exclui isso de minha vida.)
E fala sério, deve ser uma delícia trabalhar na biblioteca!
Beijo grande,
Dani

CamomilaRosaeAlecrim postou o comentário número:

Parabéns pela criatividade e por encapar a caixa tão perfeito e com capricho...
Adoro livros e ler para meus filhos...vivo comprando e mostrando para eles! Adorei sua postagem de hoje...muito legal ver as crianças lá vendo os livros!
Bjs, uma boa noite de descanso e uma ótima semana!
CamomilaRosa

Calma que estou com pressa! postou o comentário número:

oi carla
menia qeu lindo tudo isto - imagina se eu não iria amar
a fantasia com reutilização ficou ótima - da pra ver os materiais usados - legal mesmo
e esta caixa com folhas que iriam para o lixaõ - ficou o verdadeiro exemplo de cidadania, de respeito pela natureza - eu acho um absurdo quanos papeis são jogados fora
bj
lu

Patrícia Karina postou o comentário número:

Oi Carla: Obrigada por visitar o meu blog. Passei os últimos 8 anos trabalhando em biblioteca de escola pública. Realmente tem muito o que fazer e todos acham que é "moleza"... Se dirigem as pessoas que estão lá, como "as malandras da biblioteca", e muito mais. As caixas dos livros são realmente maravilhosas!!! Tenho algumas, mas eram muito disputadas na minha escola.
Ah! Cuidado com essas novas remessas de livros, estou amargando uma dor lombar fazem 2 anos, (faz um mês q não melhoro nem com acupuntura e anti-inflamatórios...)e na época de chegarem os novos livros, me detonava arrumando e carregando... Hoje vejo que ninguém aguenta mesmo mover e remover (porque a biblioteca é um ser movível mesmo)3000 livros em pacotes sem se lesar... e hj não consigo nem varrer a minha casa. Pensa que alguém se importa? Que eu tive algum reconhecimento qdo classifiquei uma biblioteca toda? Desculpa a amargura, mas te cuida, não faz esforço que só vai te prejudicar no futuro e que ninguém vê. Os livros didáticos velhos que eles não levavam para casa, e apostilas que não usávamos, cheguei a tirar capas e cortar a cola com estilete, para poder vender para reciclagem como papel branco que pagava mais, foi quase uma tonelada nas notas da venda, mas cansei de fazer isso sozinha, detonei tb meu carro zero, pois ninguém era ecológico na prática para levar o reciclavel até os depósitos, entre outras. Tudo de bom pra ti guria, continue fazendo coisas lindas e legais sempre. Bjks.

Neli Rodrigues postou o comentário número:

Eu tb adoro reutilizar uma caixa de papelão.
São tão úteis e deixam tudo organizado.
Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pathy Arteira © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto